Ser um barista profissional significa passar anos aprimorando seu ofício, estudando com os fundamentos, praticando o essencial. Somente quando você realmente domina os fundamentos pode fazer a diferença no atendimento ao seu cliente. Dominar o básico do café expresso é fundamental: moagem, dosagem, compactação e extração. Sem o delicioso café expresso, um desenho simétrico na superfície do café não faz sentido.  Como baristas, queremos proporcionar aos nossos clientes uma ótima experiência e com um visual incrível. 

O leite
Você precisa de leite fresco e frio. A maioria das pessoas prefere o leite integral para latte art, mas é realmente com você, desde que você use a técnica correta. Certifique-se que o leite é fresco e direto da geladeira. Não o exponha a calor ou luz antes de vaporizá-lo. Nunca use o mesmo leite novamente quando estiver trabalhando no Latte Art.

A Leiteira
Use uma leiteira de aço inoxidável com um bico estreito. Certifique-se de que a leiteira esteja fria e limpa antes de usar. Encha com leite suficiente para o seu copo e certifique-se de que você tem leite suficiente para que você tenha tempo para moldar o leite. Pouco leite fará com que esquente muito rápido, então um pouco mais de leite é melhor. Não se preocupe muito com o desperdício.

Termômetro
Use um termômetro que tenha um clipe para anexar ao jarro. O termômetro deve ter um bom tamanho para que você possa lê-lo facilmente. Certifique-se de que o termômetro está ajustado corretamente, você pode fazer isso colocando-o em água gelada e corrigindo o mostrador. Normalmente você pode ajustar através de um parafuso na parte de trás. Não coloque o termômetro na máquina de lavar louça, a umidade pode danificá-lo. Também é possível avaliar a temperatura do leite pelo toque.

Vaporizador
Sempre certifique-se de abrir o vaporizador completamente. Purgue a varinha de vapor antes de usar. Isso irá limpá-la de qualquer condensação. Não ligue a varinha de vapor antes de inseri-la no leite. O seu vapor deve ter uma pressão de cerca de 1 bar, a pressão está relacionada com a temperatura da caldeira. Quanto mais buracos a ponta do vapor tiver, mais potência.

Expresso
O expresso é tão importante quanto o leite. Certifique-se que o café é fresco e tem uma boa camada de creme. Difícil criar Latte Art de qualidade, sem um bom creme no seu expresso.

Xícara
Use uma xícara que tenha uma área de superfície ampla para trabalhar, geralmente com diâmetro grande, terá melhores resultados.

Aquecendo o leite
Comece com a varinha de vapor dentro do leite. Ligue o vapor completamente. Segure a leiteira com as duas mãos. Lentamente abaixe a leiteira até que a ponta do bastão de vapor rompa a superfície do leite. Você deve ouvir um som sh-sh-sh (som alto de chiado). Faça isso por apenas alguns segundos, isso é quando você está produzindo as bolhas para o leite para criar espuma. Você só precisa espumar por alguns segundos, cuidado para não espumar demais. 

 

Translate »